sexta-feira, 27 de julho de 2007

{{vôo da tam nº 3054}}


{| class="infobox bordered" style="font-size:90%; width:23em"
|+ '''Vôo TAM 3054'''
|-
|style="text-align:center;" colspan="2"|[[Imagem:TAM Linhas Aéreas Flight 3054.jpg|300px]]
Bombeiros entre os destroços da aeronave
|-
!style="text-align:center; background-color:#ffcc99;" colspan="2"| Sumário
|-
!style="text-align:right"| Data
| [[17 de julho]] de [[2007]]
|-
!style="text-align:right"| Causa do acidente
| Desconhecida (aguardando investigação)
|-
!style="text-align:right"| Local
| [[Aeroporto Internacional de Congonhas|Aeroporto de Congonhas]], [[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[Brasil]]
|-
|-
!style="text-align:right"| Latitude
| 23°37'11.37"S
|-
|-
!style="text-align:right"| Longitude
| 46°39'44.23"W
|-
{{#if:{{{Possíveis mortos|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Mortos
{{!}} 199 [http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL75785-5605,00.html G1:TAM refaz lista de vítimas e contabiliza 199 mortos]
}}
|-
{{#if:{{{Feridos|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Feridos
{{!}} 13[http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/07/17/materia.2007-07-17.7726672606/view Bombeiros deverão iniciar logo a retirada dos corpos das vítimas do acidente com avião da TAM]
}}
|-
!style="text-align:center; background-color:#ffcc99;" colspan="2"| Aeronave
|-
!style="text-align:right"| Aeronave
| [[Airbus A320]]
|-
!style="text-align:right"| Empresa aérea
| [[TAM Linhas Aéreas|TAM]]
|-
{{#if:{{{Tail Number|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Prefixo
{{!}} '''PR-MBK '''
}}
|-
{{#if:{{{First Flight Date|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Primeiro vôo
{{!}} 13 de fevereiro de 1998
}}
|-
{{#if:{{{Delivery Date|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Entrada na frota
{{!}} 1º de janeiro de 2007
}}
|-

{{#if:{{{Passengers|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Passageiros
{{!}} 181 (19 funcionários da TAM)
}}
|-
{{#if:{{{Crew|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Tripulação
{{!}} 6
}}
|-
{{#if:{{{Survivors|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Sobreviventes
{{!}} nenhum
}}
|-
{{#if:{{{Total|}}}|
!style="text-align:right" {{!}} Total
{{!}} 187
}}
|}
O '''vôo TAM 3054''' foi uma linha aérea de passageiros que ligava as cidades [[brasil]]eiras de [[Porto Alegre]] ([[Aeroporto Salgado Filho]]) e [[São Paulo (cidade)|São Paulo]] ([[Aeroporto de Congonhas]]). Tornou-se conhecido pelo vôo do dia [[17 de julho]] de [[2007]], operado pela aeronave [[Airbus A320]] da companhia [[brasil]]eira [[TAM Linhas Aéreas]], que chocou-se contra um prédio da empresa [[TAM Express]] situado nas proximidades da cabeceira da pista do [[Aeroporto de Congonhas]], do lado oposto da [[avenida Washington Luís]].

No avião acidentado estavam a bordo 187 pessoas: 181 passageiros, 19 dos quais eram funcionários da TAM, e seis membros da tripulação. Todas as pessoas a bordo da aeronave morreram na colisão, e, incluindo as pessoas que não estavam a bordo, o número total de vítimas fatais do acidente foi 199.

O último vôo TAM 3054 foi o pior [[acidente aéreo]] da história da [[América Latina]] e o pior acidente envolvendo um Airbus A320 em todo o mundo.

Suas causas ainda estão sendo investigadas.

== O acidente ==
[[Imagem:Voo TAM 3054 - Trajetoria.png|thumb|220px|right|Trajetória da tentativa frustrada de pouso do vôo 3054]]

A aeronave [[Airbus A320]] da [[TAM]], vôo 3054, saiu do [[Aeroporto Internacional Salgado Filho]] em [[Porto Alegre]] às 17h16 com destino a [[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[Aeroporto Internacional de Congonhas]]. Após pousar na pista 35L às 18h50 em alta velocidade, a aeronave teve dificuldades de frenagem, fez uma curva para esquerda e saiu da pista, cruzou a [[avenida Washington Luís]] e chocou-se contra um prédio da [[TAM Express]] situado quase em frente ao aeroporto, muito próximo a um [[posto de gasolina]].

[[Imagem:Tamexpress.jpg|thumb|left|220px|Local da tragédia antes do acidente.]]

Ao cruzar avenida Washington Luís, o avião atingiu alguns automóveis de raspão. No entanto, nenhum motorista dos carros que passavam na avenida na hora do acidente sofreu lesões graves.

O choque do avião com o prédio de quatro andares da [[TAM Express]], localizado próximo à alça de acesso da avenida dos Bandeirantes, causou um grande incêndio no local. No momento do acidente, diversos funcionários trabalhavam no prédio, que funcionava como depósito da unidade de encomendas e também como garagem do serviço de shutter da [[TAM]].

O avião, em sua trajetória desgovernada, matou doze pessoas em terra[http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312815.shtml Folha Online: Serra confirma doze mortes em terra; coronel descarta sobreviventes]. Nenhum funcionário do posto de gasolina se feriu.

== O avião ==

[[Imagem:TAM A320-200 Curitiba.jpg|thumb|left|250px|A aeronave era um [[Airbus A320]], como este da foto acima.]]
O avião era um [[Airbus A320|Airbus A320-233]] registrado como PR-MBK e número de série do fabricante 789. A aeronave foi construída em fevereiro de 1998. Entrou em serviço a 25 de março de 1998, na [[TACA]], com o prefixo N454TA. Em 3 de dezembro de 2003, passou voar com o prefixo VN-A168, pela [[Pacific Airlines]]. Foi adquirido posteriormente pela [[Pegasus Aviation Finance Company|Pegasus Aviation]]. Estava em serviço na TAM desde dezembro de 2006, e, até a data do acidente possuía 26.320 horas de vôo. Sua próxima revisão geral estava marcada para 2008.

O avião acidentado apresentava um defeito no [[reversor]] do motor direito desde o dia 13 de julho de 2007Matéria veiculada no [[Jornal Nacional]] do dia 19 de julho. A falha havia sido detectada pelo sistema eletrônico de checagem da própria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o reversor direito desligado.

== Vítimas ==

[[Imagem:TAM Linhas Aéreas Flight 3054 3.jpg|thumb|right|Bombeiros removendo corpo dos escombros do vôo TAM 3054]]

Entre as vítimas do acidente estão as pessoas que tripulavam a aeronave, pessoas que trabalhavam no prédio da TAM Express e transeuntes. Muitas pessoas que passavam de carro ou a pé na avenida Washington Luis no momento da queda não sofreram lesões graves, pois o avião passou sobre a avenida.

Estima-se que a temperatura no local do acidente, em decorrência do incêndio, tenha ultrapassado os mil graus [[Celsius]]. O [[Instituto Médico Legal|IML]] estará realizando exames ([[ADN]] (DNA) e arcada dentária) para identificar as vítimas, além da identificação feita por parentes das vítimas [http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312866.shtml Folha Online: IML identifica vítima de acidente aéreo; número de mortes chega a 65].

=== Sobreviventes ===

Um motorista de táxi que transportava duas pessoas ao Aeroporto, disse ter "nascido de novo", após sair ileso da colisão do [[avião]] da TAM com seu veículo, que teve parte da lataria avariada e os vidros destruídos[http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/brasil/conteudo.phtml?id=679302 Rede Paranaense de Comunicação - Gazeta do Povo: "Avião atingiu táxi antes de bater no prédio. Testemunhas contam como foi"].

Além do taxista, outra motorista teve seu carro atingido pelo avião, tendo sofrido apenas leves escoriações, apesar de seu carro ter saído com o teto amassado.

Outras pessoas que passavam pelo local do acidente, mas não eram passageiros nem tripulantes do vôo 3054, foram atendidas, sendo que três delas estavam em estado grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde[http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312803.shtml Folha Online: Vôo 3054 tinha 176 pessoas a bordo; não há informações sobre sobreviventes].

=== Mortes ===

Todas as 187 pessoas que estavam no avião morreram na colisão com o prédio. Doze pessoas que trabalhavam no prédio da TAM Express ou que estavam no local do acidente também morreram na colisão. Até 26 de julho, o número total de vítimas fatais era de 199.

Entre diversos empresários e dirigentes de empresas, estavam presentes no vôo o [[deputado federal]] [[Júlio Redecker]], do [[Partido da Social Democracia Brasileira|PSDB]] do [[Rio Grande do Sul]], o ex-presidente do [[Sport Club Internacional]] [[Paulo Rogério Amoretty Souza]] e o diretor regional do [[Sistema Brasileiro de Televisão|SBT]] João Roberto Brito.

== Investigação ==
{{evento_atual}}
[[Imagem:Pista Congonhas03.jpg|250px|thumb|right|As ranhuras (groovings) da nova pista de Congonhas foram construídas somente após o acidente. A sua ausência foi apontada como uma das causas da tragédia.]]

Quinze dias antes do acidente, a nova pista do Aeroporto de Congonhas havia sido liberada, após uma grande reforma que custara aproximadamente 19 milhões de reais[http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL36091-5605,00.html G1: Começa reforma na pista principal de Congonhas]. O início das operações se deu sem a finalização de um item — a construção de ranhuras (grooving/strips), que fazem com que haja uma maior aderência entre a aeronave e a pista, evitando [[aquaplanagem]].

Logo após o acidente, as especulações de suas causas giravam em torno da pista recém-reformada do aeroporto de Congonhas. A mídia criticou o governo e as condições da pista do aeroporto de Congonhas, supostamente liberada precocemente para uso.

Na manhã seguinte ao acidente, o presidente [[Luís Inácio Lula da Silva|Lula]] solicitou à [[Polícia Federal]] uma investigação sobre a entrega das obras do aeroporto. Segundo nota oficial, "havia suspeitas de que a entrega da pista principal do aeroporto sem o chamado 'grooving' tenha colaborado com o acidente"[http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312910.shtml Folha Online: Lula manda PF investigar entrega de obra em Congonhas].

Outro fato que contribuiu para as especulações sobre a pista de Congonhas foi que, no dia anterior ao acidente, uma aeronave modelo [[ATR-42]] da empresa [[Pantanal Linhas Aéreas]] havia derrapado nesta mesma pista, provocando o fechamento do aeroporto por vinte minutos. Chovia no momento da derrapagem e uma das possíveis causas apontadas foi a [[aquaplanagem]].[http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1707200714.htm Avião derrapa na nova pista de Congonhas. Folha de S. Paulo - 17/07/2007. Caderno Cotidiano]

Cinco minutos antes do acidente, foi solicitado à [[Infraero]] que fizesse uma medição da camada de água na pista para, se necessário, providenciar a suspensão dos pousos e decolagens. A medição foi feita, as condições foram consideradas adequadas pelos técnicos e as operações de pouso e decolagens não foram interrompidas[http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid20328,0.htm Estadão: Avião da Gol comunicou pista escorregadia no dia do acidente].

No dia seguinte ao acidente, a revelação de um vídeo da vigilância do aeroporto mostrou os últimos momentos do avião na pista do aeroporto, em velocidade acima do normal para o pouso.

[[Imagem:Brigadeiro Jorge Kersul Filho.jpg|thumb|left|Brigadeiro [[Jorge Kersul Filho]] em entrevista coletiva: "O reverso é um brinde para o piloto".]]

Através de investigações posteriores, descobriu-se que o avião acidentado tinha um defeito no [[reversor]] do motor direito desde o último dia 13. A falha havia sido detectada pelo sistema eletrônico de checagem da própria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o reversor direito desligado[http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid21729,0.htm Estadão: Avião da TAM tinha defeito no reverso da turbina]. A mídia apontou que este defeito teria causado, um dia antes ao acidente, dificuldades para que o mesmo avião conseguisse efetuar o pouso, tendo sido possível a parada completa da aeronave somente nos últimos metros da pista[http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u313496.shtml Folha Online: TAM afirma que defeito em reversor não interfere em vôo]. Segundo notas oficiais, o piloto relatou: "Tomamos um susto, a pista estava muito escorregadia."

Rapidamente essa reviravolta nas investigações virou manchete de vários jornais por todo o país:
*[[O Estado de S. Paulo]]: "Airbus da TAM voava com defeito no freio aerodinâmico"
*[[Folha de S. Paulo]]: "Avião da TAM tinha falha na frenagem"

Em entrevista, o brigadeiro [[Jorge Kersul Filho]], presidente do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), disse que o desligamento do reversor não impediu a ocorrência de pouso. Segundo ele, "o reverso é um brinde para o piloto. A aeronave tem de ser capaz de uma operação sem a utilização dos reversos"[http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2007720081316&assunto=83&onde=1 Pernambuco.com: Avião poderia pousar sem reversor].

Segundo investigações, o avião acidentado tinha abortado uma decolagem vinte dias antes Jornal Nacional do dia 20 de Julho, no [[Aeroporto Internacional do Recife|Aeroporto Internacional dos Guararapes]] no Recife, quando já estava em alta velocidade. Segundo a TAM, uma luz de advertência acesa no painel levou o piloto a abortar a decolagem no dia 24 de junho, indicando falha no sistema hidráulico.

No dia 14 de julho, no [[Aeroporto de Congonhas]], uma equipe de mecânicos detectou um vazamento de óleo no sistema hidráulico do [[reversor]] direito. O reversor foi então travado (desativado), seguindo instruções da TAM. Com o reversor direito desativado, a aeronave passou por diversos aeroportos do país, até chegar a Confins e Congonhas, no dia 16, quando dois pilotos não relataram problemas na aeronave.

A [[caixa preta]] foi localizada e enviada aos [[Estados Unidos da América]] pela [[Força Aérea Brasileira|Aeronáutica]] para investigação[http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI1776832-EI10210,00.html Terra: Segunda caixa-preta chega aos EUA para análise].

== Condolências oficiais ==

[[Imagem:Brasilia_em_Luto_TAM.jpg|thumb|right|O [[Presidente da República]] decretou 3 dias de luto oficial no país.]]
Em razão da gravidade do acidente e manifestando solidariedade aos parentes das vítimas, o [[Presidente do Brasil|Presidente da República]] decretou 3 dias de [[luto|luto oficial]] no país[http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL72081-5605,00.html G1: Luto oficial de três dias por acidente da TAM].

Vários países prestaram suas condolências: [[África do Sul]], [[Alemanha]], [[Angola]], [[Argentina]], [[Bulgária]], [[Chile]], [[China]], [[Cuba]], [[Espanha]], [[Estados Unidos]], [[França]], [[Irlanda]], [[Israel]], [[México]], [[Omã]], [[Paquistão]], [[Peru]], [[Portugal]], [[Rússia]], [[União Européia]], [[Vaticano]], [[Venezuela]], [[Timor Leste]] e [[Tunísia]].

Do [[Vaticano]], o [[Papa Bento XVI]] enviou condolências[http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u312906.shtml Folha Online: Papa envia condolências às famílias das vítimas de acidente em São Paulo] e ainda rezou uma [[missa]] pelas vítimas da tragédia.

O acidente ocorreu durante os [[Jogos Pan-americanos de 2007]]. Os atletas da delegação brasileira competiram com uma faixa preta no braço, em sinal de luto pelo ocorrido[http://torcida2007.globo.com/torcida2007/noticias/noticias_interna.asp?id=5507 COB: Atletas Competirão de Luto].. Além de haver um minuto de silêncio em jogos que envolviam a delegação do país, as bandeiras de todos os países foram hasteadas a meio-mastro no dia seguinte ao acidente.

== Conseqüências ==
[[Imagem:Acidente_TAM.jpg|thumb|260px|right|Uma praça será construída no local do acidente pela prefeitura de São Paulo.]]

O acidente agravou ainda mais a [[crise do setor aéreo brasileiro]], sendo que nos dias seguintes à tragédia registraram-se atrasos nos vôos em diversos aeroportos do país. Nos dias seguintes à tragédia, parte das aeronaves que teriam o Aeroporto de Congonhas como destino foram desviadas para os aeroportos [[Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos|Cumbica]], em [[Guarulhos]] ou [[Aeroporto Internacional de Campinas|Viracopos]] em [[Campinas]][http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL72154-5605-9920,00.html G1: Vôos de Congonhas são desviados para Guarulhos e Campinas]..

Após análise do [[Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Cenipa|Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos]] (Cenipa), o comando da Aeronáutica desautorizou o funcionamento da pista principal do Aeroporto de Congonhas em dias de chuva, tendo no entanto liberado o uso da pista auxiliar nestas condições, conforme anunciou o comandante [[Juniti Saito]] ao presidente Lula[http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312944.shtml Folha Online: Aeronáutica desautoriza funcionamento de pista de Congonhas sob chuva].

Uma praça será construída no local do acidente pela prefeitura da cidade. [http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI1776683-EI10210,00.html Terra: Prefeitura construirá praça no local do acidente]

=== Aeroporto de Congonhas ===
[[Imagem:Aeroporto de Congonhas - Aeronaves.jpg|left|thumb|Aviões comerciais pousados em Congonhas dois dias após o acidente.]]

Até o dia do acidente do vôo TAM 3054, o [[Aeroporto de Congonhas]] era o mais movimentado do país, recebendo no ano de 2006 18,8 milhões de passageiros, 50% acima de sua capacidade operacional[http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI1787141-EI10210,00.html Terra Notícias: Congonhas será usado apenas em seis rotas][http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/07/20/materia.2007-07-20.8113243450/view Agência Brasil:Congonhas operou 50% acima da capacidade em 2006]. O acidente fez com que o governo brasileiro tomasse medidas de modo que o aeroporto fosse usado apenas em viagens com destino ou origem de [[Porto Alegre]], [[Brasília]], [[Curitiba]], [[Rio de Janeiro]], [[Belo Horizonte]] e [[interior de São Paulo]]. Desta maneira, Congonhas deixou de ser um aeroporto de distribuição de vôos (hub), passando a funcionar somente como terminal de operação direta. Estima-se que com estas medidas haverá uma redução de 38% no tráfego de Congonhas.

Os vôos retirados de Congonhas serão transferidos para os [[Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos|aeroportos Internacional de São Paulo (Cumbica)]], em Guarulhos, [[Aeroporto Internacional de Campinas|Viracopos]], em Campinas, e [[Jundiaí]].

=== Novo aeroporto ===
No dia 20 de Julho de 2007, o governo confirmou a construção de um novo aeroporto na [[Grande São Paulo]]. O presidente Lula prometeu divulgar em um prazo de noventa dias o local onde o novo terminal deverá ser construído[http://noticias.terra.com.br/brasil/acidentecongonhas/interna/0,,OI1774376-EI10210,00.html Terra: Lula: governo fará o impossível para apurar causas].

=== Mercado financeiro ===

Como conseqüência do acidente, as ações das principais companhias aéreas recuaram no mercado financeiro. Já às 10h 38 min do dia seguinte ao do acidente as ações da TAM na [[Bovespa]] despencavam 7,73%, negociadas a 61,19 reais. A [[GOL Transportes Aéreos]] registrava queda de 3,68% e a fabricante [[Embraer]], 0,57%. No exterior, papéis da empresa que controla a Airbus caíam 1,68%[http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u312930.shtml Folha Online: Ações de companhias aéreas despencam na Bovespa].

As ações da TAM no dia 18 de julho fecharam com queda de 9,08% e as ações da Gol fecharam em baixa de 2,64%.

=== Estabelecimentos interditados ===

A Defesa Civil interditou 27 imóveis, dentre residências, estabelecimentos comerciais e estacionamentos, de forma temporária. Essa interdição durará até que se comprove se as falhas nas estruturas dos imóveis afetam a segurança dos seus ocupantes. As informações até o momento atestam que cinco imóveis estão condenados, o que impossibilitará o retorno dos seus ocupantes[http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL72199-5605,00.html G1: Defesa Civil interdita 27 imóveis da região do desastre]. O prédio da TAM Express foi condenado e deverá ser demolido.

== O acidente e a aviação mundial ==

O último vôo TAM 3054 foi o pior [[acidente aéreo]] da história da [[América Latina]] e o pior acidente envolvendo um Airbus A320 em todo o mundo.

Considerando apenas as vítimas a bordo da aeronave, o vôo TAM 3054 foi um dos trinta piores acidentes da história da [[aviação civil]][http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070718_pioresacidentes3_fp.shtml BBC Brasil: Ranking põe acidente entre os 30 piores da história da aviação] e o maior desde 2002[http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070718_airsafe_pu.shtml BBC Brasil: Acidente com A320 é o pior no mundo em cinco anos]. Em [[2002]], a queda de um avião próximo à costa de [[República da China|Taiwan]] vitimou 206 passageiros e 19 tripulantes.

O acidente com o vôo 3054 da TAM ocupava, na data de sua ocorrência, a 29ª posição no ranking dos piores acidentes aéreos da história, organizado pela [[Aviation Safety Network]][http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u312920.shtml Folha Online: Acidente da TAM entra para os 30 piores da história da aviação].

O mais grave acidente da aviação registrado até hoje, ainda segundo a Aviation Security Network, foi o [[desastre aéreo de Tenerife]] em [[1977]]. Duas aeronaves das companhias [[Pan Am]] e [[KLM]] chocaram-se durante os procedimentos de decolagem no Aeroporto de [[Tenerife]], [[Canárias|Ilhas Canárias]], matando 583 pessoas.

A imprensa [[argentina]] imediatamente comparou o acidente do vôo 3054 com um ocorrido em [[Buenos Aires]] no ano de [[1999]], o [[vôo LAPA 3142]]. Em ambos os casos, os aviões extrapolaram a área do aeroporto, sobrevoaram uma avenida e caíram próximos a depósitos de combustíveis - um [[Posto de abastecimento|posto de gasolina]] no caso brasileiro e um centro regulador de distribuição de gás, no caso argentino.[http://www.lanacion.com.ar/exterior/nota.asp?nota_id=926680 La Nacion: Las similitudes con la tragedia de LAPA]

== Galeria ==


Imagem:Acidentetam14.jpg|

Fumaça sai do depósito da TAM atingido pelo avião, logo após o acidente.
Imagem:Acidentetam9.jpg|
Equipes de resgate no local da queda, horas após o acidente.
Imagem:Acidentetam0.jpg|
Local da queda.
Imagem:TAMFlight3054.jpg|
Detalhe da parte traseira do avião no local da queda.
Imagem:Voo TAM 3054 crash 1.jpg|
Destroços da aeronave no dia seguinte.
Imagem:Voo TAM 3054 crash 2.jpg|
O coronel Manoel Antonio da Silva Araújo do Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo concedendo uma entrevista
Imagem:Voo TAM 3054 crash 3.jpg|
Trem de pouso da aeronave.
Imagem:Voo TAM 3054 crash 4.jpg|
Principal prédio atingido pela aeronave.
Imagem:Voo TAM 3054 crash 5.jpg|
Vista geral do local do acidente.
Imagem:Voo TAM 3054 crash 6.jpg|
Vista do local da queda da aeronave.
Imagem:Voo TAM 3054 crash 7.jpg|
A nuvem indica o ponto da pista do [[Aeroporto Internacional de Congonhas|Aeroporto de Congonhas]] onde a aeronave da TAM saiu.
Imagem:Voo TAM 3054 crash 8.jpg|
Operação de rescaldo no prédio da [[TAM Express]].


== Referências ==

{{reflist|2}}

=={{Ver também}}==
{{commonscat|Vôo TAM 3054}}
{{wikinews|Avião da TAM Linhas Aéreas se choca em São Paulo}}
*[[Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo]]
*[[Crise no setor aéreo brasileiro]], crise deflagrada após o acidente do [[vôo Gol 1907]]
*[[Vôo Gol 1907]]
*[[Vôo Vasp 168]]
*[[Vôo Varig 254]], acidente ocorrido em [[1989]]
*[[Lista de acidentes aéreos]]
*[[n:Lista de vítimas do Vôo TAM 3054|Lista de vítimas do Vôo TAM 3054]]
*[[Vôo TAM 402]]
*[[Vôo Air France 296]]
*[[Vôo LAPA 3142]]

=={{Ligações externas}}==
*[http://www.tam.com.br/ Página oficial da TAM]
*[http://www.taminforma.com.br/ Comunicados oficiais da TAM]
* [http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=442JDB009 Mídia não pode presumir culpas], por [[Alberto Dines]] em [[Observatório da Imprensa]]
* [http://www.airliners.net/search/photo.search?regsearch=PR-MBK Fotos da aeronave antes do acidente em Airliners.net]
* [http://www.jetphotos.net/showphotos.php?regsearch=PR-MBK&view=true Fotos da aeronave antes do acidente em JetPhotos.net]
* [http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL72050-5605,00.html Entenda como foi o acidente com o avião da TAM]
* [http://www.elpais.com/graficos/internacional/Accidente/aereo/Brasil/elpgra/20070718elpepuint_1/Ges/ Animação do jornal espanhol El País demonstrando como ocorreu o acidente]
*[http://aviation-safety.net/database/record.php?id=20070717-0 Descrição do acidente no Aviation Safety Network] {{en}}
* [http://aviation-safety.net/statistics/worst/ Ranking dos piores acidentes aéreos da história, segundo a Aviation Safety Network] {{en}}
*[http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&geocode=&q=Washington+Luis,+S%C3%A3o+Paulo,+SP,+Brazil&sll=37.0625,-95.677068&sspn=34.945679,71.015625&ie=UTF8&ll=-23.619706,-46.66232&spn=0.002467,0.004334&t=k&z=18&om=1 Local do acidente] - [[Google Maps]].
*[http://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=111316801098524438336.0004357dc93fe857a3bf6&hl=en&ie=UTF8&ll=-23.620266,-46.661301&spn=0.003052,0.003605&t=h&z=18&om=0 Local do acidente com provável trajetória do avião] - [[Google Maps]].
*''[http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2007/voo3054/ Especial Vôo TAM 3054]'', [[Folha Online]].
* ''[http://www.estadao.com.br/busca/JSearch/TQM!tQM.action?e=&s=v%F4o%203054 Tragédia no vôo 3054]'', [[Estado de S. Paulo]].
* ''[http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL71916-5605,00.html Avião atravessa pista e pega fogo em Congonhas]'', [[G1]]
* ''[http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/07/17/ult23u439.jhtm Avião bate em depósito da TAM em Congonhas]'', [[UOL]].
* ''[http://noticias.terra.com.br/brasil/criseaerea/interna/0,,OI1765745-EI10060,00.html Congonhas: avião derrapa na pista e causa incêndio]'', [[Terra Networks]]
*''[http://www.clicrbs.com.br/clicstation/jsp/map.jsp?pfile=http://www.clicrbs.com.br/flash/3112115.swf&pwidth=775&pheight=540 Veja como foi o acidente]'', [[ClicRBS]]
* [http://www.flickr.com/search/?q=tam+acidente Imagens na galeria flickr]
* [http://noticias.uol.com.br/uolnews/brasil/2007/07/18/ult2486u946.jhtm Vários vídeos gerados pela Infraero a partir do Aeroporto de Congonhas momentos antes do acidente]
* [http://www.direitodoestado.com.br/noticias/4262/Juristas-manifestam-indignação-com-acidente-da-TAM Juristas manifestam indignação com acidente da TAM]

[[Categoria:Acidentes aéreos do Brasil|TAM 3054]]
[[Categoria:TAM Linhas Aéreas]]
[[Categoria:História da aviação]]
[[Categoria:História do Brasil Republicano]]

[[de:TAM-Linhas-Aéreas-Flug 3054]]
[[en:TAM Linhas Aéreas Flight 3054]]
[[es:Vuelo 3054 de TAM Linhas Aéreas]]
[[fi:TAM Linhas Aéreasin lento 3054]]
[[fr:Vol 3054 TAM]]
[[id:TAM Linhas Aéreas Penerbangan 3054]]
[[ja:TAM航空3054便オーバーラン事故]]
[[ms:TAM Linhas Aereas Flight 3054]]
[[nl:TAM Linhas Aéreas vlucht JJ 3054]]
[[no:TAM Linhas Aéreas Flight 3054]]
[[pl:Katastrofa lotu TAM Linhas Aéreas 3054]]
[[sr:Лет ТАМ 3054]]
[[vi:Chuyến bay TAM Linhas Aéreas 3054]]
[[zh:巴西天馬航空3054號班機]]

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